As discussões sobre a necessidade de ampliação da Igreja da rua Princeza Isabel existem desde a construção da antiga Casa de Oração. Como a população protestante na cidade continua crescendo, a Igreja Matriz não tinha mais condições de abrigar todos os frequentadores, principalmente em datas festivas. Assim, foi criada a Comissão para Ampliação da Igreja Matriz da Comunidade Evangélica de Joinville, que solicitou à empresa Groegel e Cia Ltda projeto de arquitetura, datado de 1959. O projeto previa a ampliação da igreja em aproximadamente dezessete metros de comprimento, a construção de uma sacristia, sanitários, nova configuração do coro, bem como diversas intervenções e melhorias internas e externas.
Foi definida a construção de um novo telhado que permitiria a eliminação de seis colunas da nave da igreja, novos ladrilhos, portas, janelas e vitrais, bancos, forro de Eucatex e substituição de todo o madeiramento e vigamento já existentes na igreja. Também foram executadas ações de embelezamento das fachadas através de adornos em toda a sua extensão, bem como a construção de novo acesso ao coro, novas instalações sanitárias e ampliação da torre.
Uma vez finalizada a torre, finalmente o projeto arquitetônico iniciado em 1959 estava executado. Essa pode ser considerada a última intervenção de grande porte realizada na Igreja da Rua Princesa Isabel e também a mais importante por ser aquela que determinou a atual configuração do templo que é hoje considerado patrimônio histórico da cidade e do Estado de Santa Catarina.
Data:
Horário:
© Igreja da Paz 2020 - Todos os direitos reservados.